segunda-feira, 2 de março de 2015

O "Chiqueiro" como o melhor estádio do mundo

O Allianz Parque superou seis arenas brasileiras que foram sedes da Copa do Mundo do ano passado e mais 25 de todo o mundo e foi eleito o melhor estádio de 2014 na votação promovida pelo site especializado StadiumDB.com. 

Os organizadores destacaram ainda que a casa do Palmeiras teve pontuação recorde, maior que a soma de todos os vencedores em anos anteriores obtendo 33 mil votos de 95 países, enquanto o segundo colocado teve apenas 21.745.


A própria organização da eleição mostrou certa surpresa com o resultado. Já era esperada uma vitória brasileira, já que além do Allianz Parque, estavam concorrendo seis arenas da Copa: Arena Corinthians, Arena Amazônia, Arena da Baixada, Arena das Dunas, Arena Pantanal e Beira-Rio e uma que serviu de campo de treinamento durante o Mundial, o estádio Kleber Andrade, de Cariacica, no Espírito Santo. O título, no entanto, ficou com o único candidato que não teve qualquer participação no evento da Fifa.

Segundo o texto de anúncio da vitória palmeirense, o Allianz Parque esteve entre os três primeiros durante toda a votação, que começou em janeiro. O StadiumDB.com também afirmou que o estádio não recebeu apenas votos de brasileiros, mas também teve muito apoio em países da Europa e de outras partes do mundo.

Para completar a festa, além do prêmio pelo voto do público, o estádio do Palmeiras também levou também foi escolhido pelo júri especializado do site, categoria que teve sua primeira edição em 2014. "A adaptabilidade do estádio em várias configurações parece bem resolvida. A fachada em forma de rede é uma escolha interessante e ajuda a diminuir a escala imensa contra o tecido urbano próximo", afirmou o site.

Realizado pela quinta vez, o prêmio já havia elegido como estádios do ano o Aviva Stadium, da Irlanda (2010), a PGE Arena Gdańsk, da Polônia (2011), a Arena do Grêmio, do Brasil (2012) e a Ghelamco Arena, da Bélgica (2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário