Hoje, dia 16 de dezembro de 2014, logo pela manhã um anúncio marcou os apaixonados por futebol. O atacante francês Thierry Henry anunciou oficialmente sua aposentadoria dos gramados.
Thierry Daniel Henry, de 37 anos, obteve grande sucesso e o auge de sua carreira como jogador do Arsenal. Após uma chegada sem grande alvoroço, em agosto de 1999, vindo de uma fraca temporada na Juventus, pouco se esperava do francês por parte dos torcedores ingleses.
No entanto, o atacante teve uma adaptação muito rápida ao estilo de jogo do futebol inglês, que muito se parece ao dele, de rápidos contra-ataques e eficientes conclusões. Em pouco tempo, Henry já havia se firmado como principal artilheiro da equipe, e assim foi em todas as suas temporadas pelo clube, sempre com um número superior a 20 gols por temporada. Henry, que usava a camisa de número 14 na época do Arsenal ganhou uma estátua da sua tradicional comemoração de joelhos na porta do Emirates Stadium.
Ele que em julho de 2010, após uma passagem considerada fraca pelo Barcelona e sem grandes pretensões no clube, aceitou a proposta para jogar no futebol dos Estados Unidos, que buscava grandes estrelas para divulgar o seu campeonato nacional, a Major League Soccer, ainda sem expressão frente aos grandes campeonatos do mundo. O francês foi contratado pelo New York Red Bulls, e tornou-se o principal nome da MLS ao lado de David Beckham, que também havia sido contratado três anos antes pelos estadunidenses para atuar pelo Los Angeles Galaxy.
Com a Seleção Francesa, Henry venceu a Copa do Mundo de 1998, a Euro 2000 e a Copa das Confederações de 2003. É também o maior artilheiro da história da seleção. Ele é ainda um dos piores carrascos da seleção brasileiro, a qual Henry eliminou em 2006 na Copa do Mundo da Alemanha, com o seu gol e em 98 foi campeão vencendo os brasileiros.
O atacante francês foi por duas vezes o 2° colocado na eleição de Melhor jogador do mundo pela FIFA, em 2003 e 2004, perdendo para Zinédine Zidane e Ronaldinho Gaúcho, respectivamente.




Nenhum comentário:
Postar um comentário