terça-feira, 25 de novembro de 2014

Let's go Lewis! Hamilton é bicampeão da Fórmula 1

Após 19 etapas, a temporada 2014 da Fórmula 1 chega ao fim no último domingo, dia 23. O Grande Prêmio de Abu Dhabi consagrou Lewis Hamilton com o segundo título mundial de sua carreira, e também simbolizou o renascimento da Williams, que emplacou seus dois pilotos, Felipe Massa e Valtteri Bottas, no pódio. A corrida também teve o martírio de Nico Rosberg, que viu suas chances de faturar a taça irem por água abaixo por causa de problemas no carro, e as despedidas de Fernando Alonso na Ferrari e de Sebastian Vettel na RBR, além do possível adeus de Jenson Button, que não tem vaga garantida na McLaren para 2015.

A matemática para Lewis Hamilton era simples, bastava chegar em segundo que mesmo que Nico Rosberg vencesse a prova, com pontuação dobrada, o título seria seu. Mas para o piloto inglês foi mais fácil que isso. Sem a mesma emoção da última curva em 2008, Hamilton contou com problemas na Mercedes de Rosberg e para conquistar o título mundial.

O piloto inglês contou com uma largada ruim de Rosberg e assumiu a ponta já na primeira curva. Dali em diante, Hamilton conteve Rosberg, que teve problemas no KERS, o sistema de recuperação de energia gerada pela desaceleração, de sua Mercedes no meio da prova e sequer pontuou.

Na 54ª e penúltima volta, a equipe chegou a chamar Rosberg para os boxes, mas ele, mesmo sem chance alguma de brigar pelo título, preferiu continuar na pista e terminar o campeonato lutando.

Quem mais atrapalhou Lewis Hamilton pela vitória foi Felipe Massa. O brasileiro aproveitou o rendimento ruim da Mercedes na prova, ultrapassou o inglês e ficou quase 20 voltas liderando. Quando restavam 11 voltas para o fim da prova, Felipe Massa foi obrigado a ir aos boxes de novo para trocar de pneus, e Lewis Hamilton novamente assumiu a ponta, conduzindo sua Mercedes até o fim da prova na primeira colocação apesar da pressão do brasileiro, que tirou quase um segundo por volta e baixou a diferença para pouco mais de 2s.

As Williams de Massa e Valtteri Bottas completaram o pódio, Daniel Ricciardo foi o quarto, Jenson Button foi o quinto, Nico Hulkenberg chegou em sexto, Sergio Pérez, em sétimo. Se despedindo da Red Bull, o tetracampeão Sebastian Vettel chegou na oitava colocação. Já Fernando Alonso, que também disse adeus à Ferrari, foi o nono.




Com o título deste domingo, Lewis Hamilton se iguala a Graham Hill como piloto inglês com mais títulos na história da Fórmula 1. Ambos têm dois. Já Rosberg não conseguiu repetir o feito do pai, Keke, em 1982 e terá que adiar o sonho do Mundial.



O campeão encerrou a temporada com 384 pontos, 67 a mais do que Rosberg. Daniel Ricciardo (238), Valteri Bottas (186) e Sebastian Vettel (167) vieram logo atrás. O brasileiro Felipe Massa foi o sétimo no Mundial de pilotos, com 134 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário