quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O futebol nacional com sua nova capital: Minas Gerais

Nesta semana as duas maiores equipes de Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético Mineiro, conquistaram os dois maiores títulos nacionais no ano, a Copa do Brasil e o Brasileirão. 

Domingo, dia 23, o Cruzeiro venceu o Goiás, no Mineirão, por 2 a 1, com gols de Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, enquanto Samuel descontou para o time esmeraldino. Com o resultado obtido, a equipe celeste não pode ser alcançada por qualquer outra equipe da série A do Brasileirão. O time mineiro conquistou 76 pontos, sendo 7 a mais que a segunda equipe, o São Paulo.


Já, ontem, três dias após o triunfo cruzeirense no Brasileirão, houve o jogo de volta da final da Copa do Brasil, segundo torneio mais importante do país. Após a derrota na primeira no partida, ou melhor, no clássico mineiro mais importante da história, o Cruzeiro precisava vencer por 2 ou mais gols de diferença para ficar com o título que daria mais uma vez, assim como em 2003, onde o time venceu o mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro.

Porém, o Atlético estava disposto, desde o primeiro jogo, a molhar o chopp cruzeirense. Com 2 a 0 a favor, o "galo" poupou jogadores na rodada do Brasileirão de domingo e foi com tudo fisicamente e moralmente para cima dos adversários. 

Jogando bem em todo o primeiro tempo e criando as maiores chances de marcar, o Atlético fez seu único e decisivo gol a um minuto do fim da etapa inicial, após o cruzamento de Jesus Dátolo onde Henrique falhou e Tardelli sozinho cabeceou para a rede de Fábio. Daí em diante, todo o segundo tempo foi de desespero cruzeirense e contra-ataques do galo. Mas, o placar foi mesmo 1 a 0, que deu ao alvinegro o título inédito da Copa do Brasil e o direito de disputar a Libertadores da América em 2015.


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Let's go Lewis! Hamilton é bicampeão da Fórmula 1

Após 19 etapas, a temporada 2014 da Fórmula 1 chega ao fim no último domingo, dia 23. O Grande Prêmio de Abu Dhabi consagrou Lewis Hamilton com o segundo título mundial de sua carreira, e também simbolizou o renascimento da Williams, que emplacou seus dois pilotos, Felipe Massa e Valtteri Bottas, no pódio. A corrida também teve o martírio de Nico Rosberg, que viu suas chances de faturar a taça irem por água abaixo por causa de problemas no carro, e as despedidas de Fernando Alonso na Ferrari e de Sebastian Vettel na RBR, além do possível adeus de Jenson Button, que não tem vaga garantida na McLaren para 2015.

A matemática para Lewis Hamilton era simples, bastava chegar em segundo que mesmo que Nico Rosberg vencesse a prova, com pontuação dobrada, o título seria seu. Mas para o piloto inglês foi mais fácil que isso. Sem a mesma emoção da última curva em 2008, Hamilton contou com problemas na Mercedes de Rosberg e para conquistar o título mundial.

O piloto inglês contou com uma largada ruim de Rosberg e assumiu a ponta já na primeira curva. Dali em diante, Hamilton conteve Rosberg, que teve problemas no KERS, o sistema de recuperação de energia gerada pela desaceleração, de sua Mercedes no meio da prova e sequer pontuou.

Na 54ª e penúltima volta, a equipe chegou a chamar Rosberg para os boxes, mas ele, mesmo sem chance alguma de brigar pelo título, preferiu continuar na pista e terminar o campeonato lutando.

Quem mais atrapalhou Lewis Hamilton pela vitória foi Felipe Massa. O brasileiro aproveitou o rendimento ruim da Mercedes na prova, ultrapassou o inglês e ficou quase 20 voltas liderando. Quando restavam 11 voltas para o fim da prova, Felipe Massa foi obrigado a ir aos boxes de novo para trocar de pneus, e Lewis Hamilton novamente assumiu a ponta, conduzindo sua Mercedes até o fim da prova na primeira colocação apesar da pressão do brasileiro, que tirou quase um segundo por volta e baixou a diferença para pouco mais de 2s.

As Williams de Massa e Valtteri Bottas completaram o pódio, Daniel Ricciardo foi o quarto, Jenson Button foi o quinto, Nico Hulkenberg chegou em sexto, Sergio Pérez, em sétimo. Se despedindo da Red Bull, o tetracampeão Sebastian Vettel chegou na oitava colocação. Já Fernando Alonso, que também disse adeus à Ferrari, foi o nono.




Com o título deste domingo, Lewis Hamilton se iguala a Graham Hill como piloto inglês com mais títulos na história da Fórmula 1. Ambos têm dois. Já Rosberg não conseguiu repetir o feito do pai, Keke, em 1982 e terá que adiar o sonho do Mundial.



O campeão encerrou a temporada com 384 pontos, 67 a mais do que Rosberg. Daniel Ricciardo (238), Valteri Bottas (186) e Sebastian Vettel (167) vieram logo atrás. O brasileiro Felipe Massa foi o sétimo no Mundial de pilotos, com 134 pontos.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ituverava é vice-campeão da Classe Ouro do LIVAP de Voleibol adaptado

A equipe de vôlei adaptado de Ituverava participou da fase final Classe Ouro da Liga de Voleibol Adaptado Paulista (LIVAP), na categoria até 50 anos, que foi realizado na cidade de São José da Bela Vista. 

Participaram do evento esportivo, realizado no último sábado, dia 15 de novembro, as equipes de Ituverava, Tanabi, Miguelópolis, José Bonifácio, Ilha Solteira, Campos Novos Paulista, Araçatuba e Valinhos. 

Após um quadrangular onde as equipes participantes foram divididas em dois grupos, Ituverava e Tanabi se classificaram e fizeram a final da competição. Na partida, os representantes de Ituverava acabaram sendo derrotados pela equipe tanabiense pelo placar de 2 sets a 1 e ficaram com o vice-campeonato.

A equipe ituveravense venceu os times de Patrocínio Paulista, Miguelópolis, Ipuã, Barretos, Franca, Olímpia, São Joaquim da Barra, Morro Agudo, Igarapava e até forte equipe de Sertãozinho, uma das melhores do Estado de São Paulo, para se sagrar campeã da 5ª Região e obter uma vaga para as finais da Classe Ouro.



O time ituveravense Categoria 50 anos: Carlos Augusto Alves ("Dadu"), Domingos Malaquias da Silva, Luiz Carlos Tavares, Clézio de Paula Galdiano, José Roberto Vilas Boas Lamoglia, Francisco Rosa da Silva, Oscar Rosa da Silva, Carlos Roberto dos Santos, José Antônio de Almeida Turqueti, Laércio Joaquim dos Santos, Marivaldo Alves dos Santos e Vitor Aquino Ribeiro.

A Comissão-Técnica do time ituveravense é composta por: Maria Elisa Correia Barbosa, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso; pelo técnico Márcio Antônio Macedo de Melo; pelo auxiliar técnico Walter Sandoval Bernardo ("Tico"); pelo preparador físico Tales Liporace e pela professora Denise Tanajura Chicote.

A equipe de voleibol adaptado feminino na categoria 60 anos disputará a final da Classe Bronze, hoje, sábado, dia 22 de novembro, na cidade de Pederneiras. O time masculino Categoria 60 anos, disputará a final da Classe Ouro, no próximo sábado, dia 29 de novembro, na cidade de são José do Rio Preto.




Disputa entre Hamilton e Rosberg marca última prova da temporada da Fórmula 1

Domingo, dia 23, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, terá 55 voltas para decidir o campeão do Mundial de Pilotos da temporada 2014 da Fórmula 1. O inglês Lewis Hamilton é o líder da tabela com 334 pontos e busca o bicampeonato, porém, seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg vem o seguindo na tabela, com apenas 17 pontos a menos. Portanto, com a prova decisiva, valendo a pontuação dobrada ao vencedor, o título ainda se encontra aberto.
Seguindo na tabela do Mundial de Pilotos, a dupla da Redbull ocupa a terceira e quarta posição com o novato Daniel Ricciardo e o tetracampeão de saída da equipe Sebastian Vettel. Completam os 10 primeiros: Fernando Alonso (Ferrari), Valtteri Bottas (Williams), Jenson Button (McLaren), Felipe Massa (Williams), Nico Hulkenberg (Force India) e Kevin Magnussen (McLaren). Porém, com a polêmica pontuação dobrada, a classificação pode mudar após a corrida.
Os líderes do campeonato, Hamilton e Rosberg, estão contando com apoio de uma equipe de psicólogos para a última corrida do ano. Desde o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, realizado no dia 9 deste mês, que os pilotos vêm tendo esse "tratamento", que segundo Toto Wolff, chefe da Mercedes, é para evitar que a pressão da decisão do título do Mundial de Pilotos termine criando uma situação desagradável para a equipe.

Mudança de regras para 2015
A controversa regra da pontuação dobrada, que pode ser decisiva para o título desta temporada, deve durar mesmo apenas um ano. A novidade, que gerou enorme rejeição nos torcedores e nos especialistas da Fórmula 1, está prestes a ser descartada para 2015.
Segundo a revista inglesa “Autosport”, o assunto será discutido no encontro do Grupo Estratégico da F-1 dias depois da prova final, nos Emirados Árabes Unidos. Caso haja um acordo entre as equipes, a proposta do fim da regra será levada à Comissão da F-1, que confirmará a decisão. O chefão comercial da categoria, Bernie Ecclestone, já antecipou que não se oporá à exclusão da regra.
A idéia dos pontos em dobro foi proposta no fim do ano passado em uma tentativa de manter a disputa do título mundial viva até a última etapa, após Sebastian Vettel ganhar dois campeonatos com grande antecipação nas últimas quatro temporadas.

Título
Com os pontos em dobro, se Hamilton chegar em primeiro ou segundo Nico pode ocupar qualquer posição. Ou ainda se o inglês for terceiro, quarto ou quinto, ele tem que torcer para que Rosberg não vença.

No entanto, para Rosberg ser campeão ele precisa vencer e Lewis chegar no máximo em terceiro, ou ser segundo e o inglês 6°, ou ainda ficar em terceiro com um 7° lugar do companheiro.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Seleção goleia a Turquia e enfrenta a Áustria no último amistoso do ano

Após a convocação do técnico Dunga, dia 23 de outubro, a seleção brasileira sofreu algumas baixas por lesões para os dois últimos amistosos do Brasil no ano, e perdeu jogadores como Lucas (do PSG) e Rômulo (do Spartak Moscou), que foram substituídos por Anderson Talista (Benfica) e Fred (Shakhtar Donetsk).
Nesta convocação não foram chamados atletas que atuam no futebol brasileiro, para que os times não fossem desfalcados na reta final do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.
Portanto, Jefferson, Elias, Diego Tardelli, Kaká e Robinho, que estiveram com a equipe nos dois últimos jogos contra Argentina e Japão, foram substituídos pelos goleiros Neto e Diego Alves, pelo meia, Casemiro e pelos estreantes Roberto Firmino, Anderson Talisca e Fred, além dos atacantes Douglas Costa e Luiz Adriano.
No primeiro confronto quarta-feira, dia 12, em Istambul, no Sükrü Saracoglu Stadium, a seleção venceu com tranquilidade a franca Turquia, dona da casa, por 4 a 0. Os gols foram marcados por Neymar (2), William e um contra do zagueiro Semih Kaya.
A seleção entrou em campo com: Diego Alves; Danilo, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho, Oscar e Willian; Neymar e Luiz Adriano.
A Turquia é a última colocada do “Grupo A” das eliminatórias da Eurocopa de 2016, com apenas 1 ponto, em três partidas disputadas. O meio-campista Arda Turan, do Atlético de Madri, é sua principal estrela.
O próximo amistoso da seleção brasileira está previsto para a próxima terça-feira, dia 18, contra a Áustria, às 19h, pelo horário de Brasília, em Viena.

Desde que retornou ao comando técnico da seleção brasileira, Dunga já disputou cinco partidas, venceu todas e não sofreu nenhum gol: Colômbia (1 a 0), Equador (1 a 0), Argentina (2 a 0), Japão (4 a 0) e Turquia (4 a 0). Após o amistoso contra a seleção austriaca, o time canarinho volta a campo apenas em março de 2015. 


Vôlei adaptado de Ituverava disputará final da classe ouro do LIVAP

O time ituveravense foi campeão da 5ª região e conquistou a vaga na classe ouro

O ano de 2014, foi de grande aprendizagem para a equipe da terceira idade de Ituverava. As modalidades de voleibol adaptado da terceira idade abriram novos horizontes, com a criação da categoria de atletas com 50 anos de idade, e nossa cidade soube aproveitar com brilhantismo, vencendo todas as partidas do ano.

A equipe ituveravense venceu todos os obstáculos, tanto, na formação da equipe, quanto na programação e estruturação no decorrer do ano, alcançou vitórias tanto nos jogos amistosos como também nos jogos oficiais da primeira fase de classificação da Liga de Voleibol Adaptado masculino (LIVAP) na categoria de 50 anos. 

O time que representa Ituverava venceu as cidades de Patrocínio Paulista, Miguelópolis, Ipuã, Barretos, Franca, Olímpia, São Joaquim da Barra, Morro Agudo, Igarapava e até forte equipe de Sertãozinho, uma das melhores equipes do eEstado de São Paulo, sagrando campeão da 5ª região e obtendo uma vaga importante para disputar as finais da classe ouro da competição.

A fase final da categoria de 50 anos será na cidade de São José da Bela Vista e contará com as equipes de Ituverava, Tanabi, Miguelópolis, José Bonifácio, Ilha Solteira, Campos Novos Paulista, Araçatuba e Valinhos

Atletas 
O time ituveravense será representada pelos atletas: Carlos Augusto Alves ("Dadu"), Domingos Malaquias da Silva, Luiz Carlos Tavares, Clezio de Paula Galdiano, José Roberto Vilas Boas Lamoglia, Francisco Rosa da Silva, Oscar Rosa da Silva, Carlos Roberto dos Santos, José Antônio de Almeida Turqueti, Laercio Joaquim dos Santos, Marivaldo Alves dos Santos e Vitor Aquino Ribeiro.

Comissão
A comissão técnica do time ituveravense é composta dos seguintes membros: Maria Elisa Correia Barbosa, coordenador do Centro de Convivência do Idoso; Marcio Antônio Macedo de Melo, técnico; Walter Sandoval Bernardo ("Tico"), auxiliar técnico; Tales Liporace, preparador físico e Denise Tanajura Chicote, professora.

Outras disputas
As equipes de voleibol feminino na categoria 60 anos disputará a final bronze no dia 22 de novembro na cidade de Pederneiras e a equipe masculino na categoria de 60 anos disputará a final ouro no dia 29de novembro na cidade de são José do Rio Preto.





quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Grupos do Paulistão são sorteados e o torneio começa dia 1º de fevereiro

Competição será no mesmo formato onde apenas a final será em dois jogos

A Federação Paulista de Futebol realizou segunda-feira, dia 3, o sorteio do Campeonato Paulista de 2015. Com o mesmo regulamento deste ano, a competição começará dia 1º de fevereiro e terminará em 3 de maio. A tabela será divulgada até o final do mês.
As equipes jogam apenas contra os outros grupos. Os dois primeiros de cada grupo se classificam. As quartas e a semifinal serão em jogo único, e a final será em duas partidas. Em caso de empate nessas fases decisivas, a decisão será na disputa por pênaltis. Os quatro clubes com pior campanha serão rebaixados.
Uma novidade na competição será a inscrição limitada de atletas. Cada clube poderá registrar apenas 28 jogadores. O preço mínimo do ingresso será de R$ 40, mas esse valor pode ser modificado com promoções para sócio-torcedores, por exemplo.
Os grandes do estado, como Santos, São Paulo e Palmeiras enviaram seus presidentes ao evento como representantes. Pelo Corinthians, quem esteve foi o vice Elie Werdo, no lugar de Mario Gobbi.
Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, falou sobre a competição e a espera mais público nos estádios. "Vamos fazer mais um ano em que o torcedor vai se acostumando com a competição, e ao se acostumar ele virá ao estádio. Temos de entender que o futebol é entretenimento, vamos fazer festa", disse.
O Ituano é o atual campeão do torneio. Enquanto, Capivariano, Marília, Red Bull Brasil e São Bento são os times que subiram da Série A-2 no ano passado.

OS GRUPOS DO PAULISTÃO 2015
Grupo 1: São Paulo, Ituano, São Bernardo, Mogi Mirim e RB Brasil
Grupo 2: Corinthians, Ponte Preta, Audax, Rio Claro e São Bento
Grupo 3: Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Linense e Marília

Grupo 4: Santos, Penapolense, Bragantino, XV de Piracicaba e Capivariano

                                O Ituano é o detentor do título de campeão paulista de 2014.

Patinadora ituveravense fica em 2° no Uberaba Street Contest de Patins

Stefany Bulgarelli conquistou a posição na categoria "Feminino Open"

    No último final de semana, foi realizado na cidade de Uberabara (MG), o 1º Uberaba Street Contest. O torneio foi no Complexo Cemea Abadia.
   Nesta primeira edição, o evento reuniu atletas de diversas cidades de Minas Gerais, de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, entre outros.
   A patinadora ituveravense Stefany Bulgarelli, da categoria Feminino Open (sem separação por categorias), ficou em segundo lugar, atrás apenas da atleta de Belo Horinzonte.

Convidado
   Também foi convidado para o 1º Uberaba Street Contest, o atleta ituveravense Carlos Henrique Almeida (“Feijão”), porém, como disputa a categoria "Profissional" não foi possível competir. Mas ele atuou como árbitro em todas as categorias.

A atleta
   Stefany Bulgarelli, 14 anos, é filha de Luiz Antônio Bulgarelli e Maria de Lourdes de Salles Bulgarelli e têm os irmãos Laís dos Santos Bugarelli, Luiz Felipe Salles Bulgarelli e Humberto Salles Bulgarelli. Ela estuda na EMEF “Moacir França”.

Apoio
   Os atletas Carlos Henrique Almeida ("Feijão") e Stefany Bulgarelli contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Ituverava e da Secretaria de Esportes, através do secretário Luis Augusto de Castro Souza ("Guto").
   “Parabenizo a Stefany pelo resultado obtido, e por elevar o nome de Ituverava no esporte. ela que é uma das revelações da cidade na patinação. Aproveito para agradecer o apoio que o prefeito Walter Gama Terra Júnior vem dando a todas as modalidades esporitvas”, ressaltou o secretário de Esportes Guto.